Starters | Lissa Price

Apesar de estar entre o grupo das "distopias-que-não-fizeram-tanto-sucesso-assim", ninguém pode negar que Starters, de Lissa Price, é um livro bem chamativo. Talvez seja a capa toda metálica com o rosto de uma menina bem séria (minha mãe achou que eu estava lendo um livro sobre O Exorcista, mas ok), a frase de impacto "sobreviver é apenas o começo" ou até a opinião "fãs de Jogos Vorazes vão adorar". Independente do motivo que faça de Starters um livro excêntrico, sei que pra muita gente só falta um empurrãozinho para tirar esse livro da prateleira e ler. Depois de muito tempo, tirei esse livro da minha prateleira e li. Agora, estou aqui para te dar um empurrãozão.
A distopia se passa em uma Beverly Hills pós-guerra, muito desestabilizada. A sociedade precisou se reorganizar depois que aconteceu a Guerra dos Esporos, uma guerra que ao invés de ter bombas atômicas usadas como arma, tinha dispositivos que disseminavam um vírus chamado esporo. Amedrontados, os cidadãos já estavam se prevenindo contra os esporos antes do Estados Unidos ser atacado, mas apenas uma pequena porcentagem conseguiu ser vacinada a tempo: os jovens com menos de vinte anos e os velhos com mais de sessenta. Quem estava entre os 20 e os 60 anos, morreu (se eu estivesse na história, acho que nunca ficaria tão aliviado com meus 19 anos). 
Sendo assim, sobraram os Starters - quem tem menos de 20 anos - e os Enders -  mais de 60 anos -, levando em consideração que a expectativa de vida aumentou até 200 anos. Os Enders ricos e independentes financeiramente passaram a dominar tudo, enquanto os Starters pobres e órfãos, perderam suas casas e precisaram aprender a se virar nas ruas. 
Entre esses jovens necessitados, estão a protagonista Callie e o irmão mais novo, Tyler. A relação entre eles é um dos muitos pontos que justificam a frase da capa "fãs de Jogos Vorazes vão adorar", já que é muito parecida com a de Prim e Katniss. A garota precisa de muito esforço e sacrifício para cuidar de si mesma e do irmão. Mas, Callie não segura a barra sozinha. Ela conta com a ajuda de Michael, seu melhor amigo e pseudo-namorado. 
Porém, com a governo cada vez mais extenso dos Enders, a necessidade de cuidar de Tyler que está doente e o medo de serem levados aos institutos (pensionatos onde os Starters são maltratados pelos Enders), Callie precisa arranjar uma solução imediatamente. 
A melhor maneira que ela encontra para ganhar dinheiro é doar seu corpo para a Prime Destinations, uma empresa que aluga corpos de Starters aos Enders. O processo é simples: o Starter passa por toda uma transformação para ficar perfeito, sem um fio de cabelo fora da linha. Então, um Ender que quer relembrar a juventude vai até a Prime, paga um aluguel caríssimo e domina o corpo do Starter pelo tempo negociado. Durante todo esse período, o Starter fica fora de consciência, como se estivesse sonhando, enquanto o velhote sai passeando com seu corpo por aí. 
Porém, quando Callie assina o contrato e aluga seu corpo, o sistema falha tão bem e ela recobra a consciência no meio do processo. Ela poderia escolher voltar para a Prime e avisar que algo deu errado ou aproveitar o dinheiro da velha ricaça que deveria ocupar o corpo dela. Mas, antes de tomar qualquer decisão, ela descobre que a inquilina que estava hospedada em seu corpo estava envolvida em uma grande enrascada. Fica a critério da protagonista resolver ou não. 
Callie é uma personagem razoável e não parece ser muito bem construída. Em uma página, ela está super dócil e frágil e, logo em seguida, está apontando uma arma na cabeça de uma figura importante sem nem hesitar. Apesar de ter passado por situações bem precárias nas ruas e na guerra ela não é muito amarga e não tem traços revolucionários. Ela reconhece que o sistema é falho, injusto e perigoso, mas precisa sentir "a água bater na bunda" para decidir se rebelar. 
Outro ponto que poderia ser melhor ajustado foi o romance entre Callie e o jovem Blake, que aparece logo após a retomada da consciência. Os momentos entre os dois acontecem bem nas horas mais inoportunas e desnecessárias. Como se ela pensasse: "poxa, meu amigo acabou de ser assassinado, mas vou lá tomar um sorvetinho com mozão" (o amigo assassinado só serviu de exemplo para ilustrar a frase. Não é um spoiler!). 
No desenrolar da história, Starters também se preocupa em passar uma mensagem ao leitor. Há uma critica muito forte à idealização e a vaidade. Isso fica bem claro, já que a premissa principal do livro é moldada por pessoas (Enders) que pagam fortunas para viver uma mentira. 
Enfim, posso dizer que Starters é uma leitura muito satisfatória com momentos angustiantes que não ficam para trás de muitas outras distopias de sucesso. Com um quê muito claro de Jogos Vorazes e um pouquinho de Divergente, eu juro que adoraria ver Starters adaptado para as telonas, porque sem dúvidas já está na hora de alguém tirar esse livro da lista de "distopias-que-não-fizeram-tanto-sucesso-assim". 

Rafael Palone

20 anos, é jornalista o tempo todo e Superman nas horas vagas. Potterhead, filho de Hermes, tributo, cinéfilo, membro da erudição, coldplayer, palmeirense, fanático por super-heróis, entre outros. Sabe tocar piano, teclado e campainha. Gosta de escrever e seu maior sonho é entrar no cinema para ver a adaptação de um livro por ele escrito.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

11 comentários:

  1. Esse livro, vejo muitos mostrando ele na coleção, mas nunca vi ninguém falar dele, e essa resenha me ajudou bastante, a capa realmente sempre me chamou atenção, esse vai pra minha lista.. E que lista..

    ResponderExcluir
  2. Assim que li "Enders" lembrei de Ender Games <3
    O livro parece ser ótimo, acho que vou colocar ele na minha lista de livros para comprar ( e depois ler é lógico haha)

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei, mas não consigo me adaptar com algumas distopias. A capa chamou bastante a minha atenção (e eu pensei igual sua mãe, sorry .. haha) mas lendo o enredo eu ainda não fico tãaao animada. Será que devo dar uma chance assim?
    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Não sei.. com essa chuva de distopias.. a verdade é que eu tenho corrido.. sabe tenho passado bem longe delas mesmo.. eu acho super interessante, leio resenhas ótimas, mas a verdade é que não me animei de forma alguma...

    ResponderExcluir
  5. Eu quase comprei esse livro na ultima bienal aqui no Rio, pq se eu não me engano, a editora tinha um "jogo" no facebook ou sei lá, não me recordo, e eu tinha achado interessante... Lendo a resenha achei a história um pouco confusa, apesar de ter achado interessante esse lado da critica! Queria entender mais a personagem e suas escolhas. Leria apesar de estar fugindo das distopias por enquanto!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. No meu caso, preciso tirar esse livro da prateleira da livraria... Pois é. E foi só eu, ou alguém que já jogou The Last Of Us, o jogo apocalíptico mais legal do mundo, lembrou dos esporos? Ninguém? Ok. Mas enfim, a vontade de ler ta aqui, mas e a verba? Esse bem que poderia ser o livro sorteado do Top Comentarista, né? hahah. Parabéns pela resenha super bem escrita, e super convincente. Com certeza vai estar no carrinho das minhas próximas compras.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não possuo o livro, mas, depois desta maravilhosa resenha fiquei super curioso para ler. Já vi e ouvi várias críticas desse livro e acho que vale super apena ler... Distopias são meu gênero favorito e acho que vou super me apegar a esse livro.

    ResponderExcluir
  8. Caramba! Sempre que vejo essa capa fico desesperada pra ler. Geralmente não leio resenhas por medo de spoilers SAUSHUAHSUAH mas adorei a sua! Com toda a certeza, vou ler. Gostei de verdade! Sem contar que adoro distopias. Quando você escreveu "que aluga corpos de Starters aos Enders", confesso que pensei: "wtf? prostituição?" UASHUHSUHAUHSUAHUSHAUSHUAH Sou nova por aqui e gostei muito do blog! Beijos <3

    Ahh, quem ou o que foi o seu empurrãozinho?

    ResponderExcluir
  9. Há tempos que desejo esse livro, justamente pela capa, por que na verdade eu nem sei sobre o que se tratava só que era uma distopia. A sua resenha foi bem convidativa e com certeza agora eu irei comprar. Claro, falta dinheiro, hahaha
    Olha a maneira como você escreve é excepcional! Sério amei!!!!

    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafael nossa estão eu estaria mortaaaaa estou entre os 20 e 60 haha:( nossa mto legal a historia gostei bastante bem diferente apesar que vc disse ser um pouco parecido com jogos vorazes, mais ainda nao li jogos vorazes entao pra mim e bem diferente e curioso, nossa eu amei o livro desde que vi a capa super linda.. coitados dos startes kkkk maeei a resenha mto legal..

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafael que historia fantastica, gostei bastante dessa divisao super legal apesar que se eu tivesse la tbm estaria morta hahaha, mais nossa bem interessante, amei Divergnte e jogos vorazes achoo que vou amar Staters tbm..
    bjooos

    ResponderExcluir