Filme: "Descendentes", de Kenny Ortega

Com o sucesso cada vez maior do musical Wicked, que conta a história da bruxa má d'O Mágico de OZ, os vilões estão ganhando mais espaço nas novas produções para o público infantil. Isso acontece desde Minions até os novos live-actions da Disney, como Malévola Cinderela, no qual a premiada Cate Blanchett interpreta uma vilã muito mais glamurosa que a protagonista. Esta fórmula estendeu-se ao Disney Channel com a nova produção Descendentes, de Kenny Ortega.

O filme mantém tudo que já estávamos acostumados a ver em High School Musical (também de Kenny) e Camp Rock. Um romance juvenil ao estilo Romeu e Julieta, algumas canções, lições de moral e uma performance com todos os personagens ao final. 

A história ocorre no reino dos Contos de Fadas. O local é governado pela Bela e o Fera, o que de quebra já representa um desmanche no "padrão Disney", onde a princesa colocada em destaque era sempre a Cinderela.  Depois da transformação da fera em príncipe, ele expulsou todos os vilões do reino, criando uma vila para eles viverem sem incomodar os cidadãos de bem. 

Porém, o filho do casal, prestes a ser coroado, decide que os filhos dos vilões não devem pagar pelos erros dos pais e merecem estudar em um bom colégio. Sendo assim, ele seleciona quatro adolescentes para viver e estudar no "reino do bem". São eles: Jay, filho de Jafar; Carlos, de Cruella; Mal, filha de Malévola e Evie, da Rainha Má. A história foca no romance entre Mal e Chad, filho de Bela. Os outros descendentes, apesar de protagonizarem algumas cenas, são secundários. 



Os quatro jovens são apresentados, desde o começo, na intenção de convencer o público a gostar deles, apesar de serem filhos de vilões. Têm cabelos coloridos, roupas semelhantes a de personagens de video games, são engraçados e cantam bem. São interpretados por atores 100% Disney, iguaizinhos aos das antigas fases do Disney Channel, como Miley Cyrus nos tempos de Hannah Montana e Zac Efron nos tempos de Troy Bolton. 

Os personagens "bonzinhos", por outro lado, são caretas e detestáveis (exceto o príncipe Chad). São caracterizados com roupas finas, típicos "coxinhas". Essa inversão de valores acaba indo ao extremo para que o filme possa ter didática - o que não é ruim, já que estamos falando com um público infanto-juvenil. 

Apesar de acontecer em um cenário encantado, a produção é simples e não investe em grandes grafismos e efeitos especiais. As músicas são boas, com referências as canções dos desenhos antigos e as do musical Wicked. Por fim, Descendentes é um filme leve que diverte e relaxa, mantendo fórmulas que continuam dando certo nos filmes que a Disney produz para televisão.




Rafael Palone

20 anos, é jornalista o tempo todo e Superman nas horas vagas. Potterhead, filho de Hermes, tributo, cinéfilo, membro da erudição, coldplayer, palmeirense, fanático por super-heróis, entre outros. Sabe tocar piano, teclado e campainha. Gosta de escrever e seu maior sonho é entrar no cinema para ver a adaptação de um livro por ele escrito.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário