Batman vs Superman: uma das maiores decepções dos últimos anos

Quando os trailers de Batman vs Superman começaram a ser divulgados pela DC, me animei demais. Não suporto mais a estrutura batida e parecida da maior parte dos filmes da Marvel e estava sentindo falta de obras que tratem o tema de super-heróis com um pouco mais de seriedade, como foi a trilogia do Homem-Morcego, feita pelo Christopher Nolan.

Esperava algo grandioso, impactante, intenso. Então, que decepção gigantesca senti ao sair da sessão. O filme não é nada disso. Pelo contrário: é covarde, risível, chato. Mas, para explicar melhor a minha decepção, vou fazer esta crítica de um jeito diferente. Vou elencar os elementos positivos e negativos que enxerguei no longa. Vamos lá:

Pontos negativos

1) A história. Em tese, o filme narra os eventos que se sucedem ao último filme do Super-Homem, o péssimo Homem de Aço. Afinal, ele destruiu Metrópolis e matou milhares de pessoas. Algo deveria acontecer, certo? Sim, deveria. Mas o filme falha nisso. As pessoas endeusam o Super-Homem e um ou outro acha ele um perigo, apenas. A visão da população em relação ao herói invencível apenas se altera quando ele salva Louis Lane em um deserto (?). E aí já vamos para nosso próximo ponto...

2) O roteiro. Parece que foi escrito às pressas por uma criança de 10 anos. É fraco, longo demais (não era necessário ter duração de 2h30), explicativo demais. Tem alguns flashbacks ridículos e as cenas da redação do Planeta Diário causam vergonha alheia. Além disso, tem começos e finais demais. O primeiro ato, por exemplo, parece um aglomerado de primeiros atos de outros filmes. É triste ter que assistir a morte dos pais do Batman pela décima vez. Já está pior que a morte do Tio Ben. E isso é um efeito direto de uma outra coisa...

3) A ansiedade da DC. O estúdio viu que estava ficando para trás quando comparado com os filmes da Marvel. Afinal, o estúdio de Capitão América e Homem de Ferro já conseguiu criar um universo inteiro. Enquanto isso, a DC fazia filmes separados e sem uma união lógica e aparente entre eles. Aí eles ficaram visivelmente desesperados e resolveram fazer de cara um filme que unisse todos os seus universos, sendo que o ideal seria fazer, antes de Batman vs Superman, filmes individuais do Batman, Mulher Maravilha e, inclusive, mais um do Super-Homem. No final, o filme virou uma grande salada de origens. E toda essa sensação é potencializada com o quarto erro:

4) A direção. Zack Snyder tentou fazer um filme épico, mas falhou miseravelmente. Não é épico. Só é chato e longo. Nem ao menos a cena que Batman, Superman e Mulher Maravilha aparecem juntos emociona. Além disso, o diretor carrega as cenas com CGI e efeitos especiais, deixando o filme ainda mais artificial. Para ter uma ideia: tem mais explosões que um filme do Michael Bay. Claro que se deve considerar que o diretor também não tinha um bom roteiro em mãos e, muito menos...

5) Atores. Praticamente todos estão terríveis. É triste ver Henry Cavill, o Superman, atuando. Uma moita atuaria melhor. Só que nada supera Jesse Einsenberg como Lex Luthor. Sempre achei o ator extremamente medíocre, já que ele nunca mais conseguiu sair do papel de Mark Zuckerberg, de A Rede Social. Só que aqui ele se supera: o Luthor é uma mistura tosca e infantil de Coringa com Zuckerberg. Dá pena. E isso tudo acaba resultando em um péssimo...

6) Final. É deplorável. Em consequência direta aos inúmeros começos que citei no tópico 2, o filme tem inúmeros finais. Você acha que vai acabar, mas não acaba. E isso irrita demais e o filme deixa um sensação que não sabe como terminar, de tão ruim que é. Uma pena.

Pontos positivos

1) Ben Affleck. Ele está bem. Faz um Batman interessante, com profundidade. Conseguiu, até que enfim, se render do péssimo Demolidor. Não é á toa que o ator ficou tão triste durante a coletiva:


2) Mulher Maravilha. Gal Gadot ainda não se mostrou como uma boa atriz, mas a Mulher Maravilha que ela interpreta é ousada, bem construída, apesar de aparecer pouco. Deverá ser interessante ver o filme dela.

3) Trilha sonora. Hans Zimmer fez um trabalho incrível. A trilha sonora convence, causa tensão em alguns momentos e é muito bem pontuada. Consegue dar emoção mesmo com o trabalho péssimo do diretor e dos atores.

4) A batalha final. Apesar de não emocionar, é muito interessante ver Batman, Superman e Mulher Maravilha lutando contra uma ameaça como o Doomsday. Para ser melhor, só faltou um menor uso de CGI, explosões e um pouco mais de Batman.

5) As aparições. Ver o Flash nos cinemas é ótimo. Com um bom design, ele convenceu e deixou um gosto de "quero mais", já puxando para os futuros filmes do super-herói. Ciborgue e Aquaman são outros personagens que aparecem e que dão uma leve emoção de ver nas telonas. E dão esperança de que a DC pode se redimir depois.

Adendo:

Muito se debateu sobre a cena de luta entre Batman e Superman. Alguns gostaram, outros odiaram. Eu me encaixo, sem dúvidas, no segundo grupo. É rápida demais (dura 8 minutos), mal filmada e, principalmente, tem um final risível. Coloco nos pontos, ruins, então. Mas alguns podem gostar, elevando levemente a qualidade do longa.

Conclusão:

Tristeza. Só não é péssimo por causa destes poucos pontos positivos acima. Senão...




Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário