A Coroa, por Kiera Cass


Os fãs de A Seleção esperaram ansiosamente pelo último livro da série, A Coroa. Quando lançado, encontrei nas redes sociais apenas comentários negativos sobre o final, até mesmo dos admiradores mais assíduos de Kiera Cass. Resolvi insistir e dar uma chance pra trama, afinal, já tinha lido quatro livros até ali e não deixaria de ler o quinto, né? Logo entendi o motivo das crítica e vou explicar pra vocês.
O último volume começa após America sofrer um ataque cardíaco. A situação no castelo fica mais complicada, já que todos estão preocupados com o risco de morte da rainha. Em meio ao caos, Eadlyn cada vez mais têm responsabilidades no governo e é pressionada para escolher qual dos participantes da seleção será seu marido. O legal da história da herdeira é que, diferente da primeira parte da série A Seleção, dessa vez não há como ter certeza de quem será escolhido - pelo menos até a metade de A Coroa.
Outro ponto positivo é a evolução da personagem principal, que ganha maturidade e fica menos chata. Mesmo com toda a pressão que sofre na trama, dessa vez Eadlyn consegue mostrar mais sua personalidade, além de nos solidarizarmos com sua posição. Entretanto, este ainda é o pior livro entre todos da série, o que é uma pena, já que por ser o último, é um dos mais importantes.
Kiera Cass repetiu os erros que ocorreram em A Escolha, mas de forma ampliada. As decisões mais importantes da família real para resolver os problemas do cenário social acontecem apressadamente nas últimas páginas. Quase não há explicação de como a política procederá e não há como sabermos se deu certo.
Outra falha é que Eadlyn passa o livro inteiro preocupada em fazer uma escolha que agrade o público, mas quando ela finalmente toma uma decisão, mal sabemos como ela foi recebida pela população. Para finalizar, o casal principal (que você tem que ler para saber qual é), não causa empatia nenhuma. Pelo o que senti - e vi nas redes- , os fãs não se apegam à relação dos dois e nem mesmo se emocionam na cena final. Quando os leitores não torcem pelo casal principal em um livro de romance, significa que o escritor falhou no ponto principal do desenvolvimento da trama.
Uma série tão querida pelos leitores não merecia acabar assim. Chego a pensar que seria melhor se a coleção realmente fosse finalizada em A Escolha, já que a missão de cobrir os buracos que ficaram da primeira história também não foi cumprida em A Herdeira e A Coroa.


Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário