Você tem medo da morte?


O tema morte é algo que atrai e ao mesmo tempo assusta as pessoas. Queremos saber o que há do “outro lado”, mas não queremos ir para lá, fazendo de tudo para prolongar nossa estadia no mundo dos vivos. Confissões do Crematório é praticamente a biografia de Caitlin Doughty, uma youtuber havaiana.
Com oito anos, quando estava no shopping, ela viu uma garotinha cair do andar acima de cabeça no chão. Foi o primeiro contato que Caitlin teve com a morte e aquilo a marcou muito, a ponto de ela ter alguns transtornos. Decidida a superar esse trauma, ela começa a trabalhar em um crematório para aprender a lidar melhor com a morte.
 A escritora descreve tudo sem pudores. É algo realmente chocante e ao mesmo tempo natural. Alguns capítulos vão revirar sua barriga, mas também vão te fazer pensar muito sobre sua vida e, claro, sobre sua morte. O livro não fica só no assunto metafórico e espiritual, na verdade ele foca bastante na questão do cadáver e como as famílias lidam com isso. Embalsamar? Cremar? Enterrar? Comer (sim, eca)? O que as diversas culturas fazem? Qual a melhor opção? Foi baseado nisso que ela criou um canal no youtube (o Ask a Mortician) para falar e criticar a indústria da morte.
Caitlin, além de trabalhar no crematório, posteriormente fez faculdade de funerária e criou um grupo de estudos relacionados a morte (The Order of the God Death).
Você percebe que ela não é mais uma youtuber tentando vender livros sem conteúdo e sim que ela domina muito bem o assunto que fala. Apesar de nova, ela tem muita experiência e opinião para compartilhar. Você termina o livro não com a sensação de que nunca mais temerá a morte, mas a sensação de que pode aprender a aceitá-la.
A edição da DarkSide, como sempre, é impecavelmente linda. A ilustração da capa é sensacional! A adaptação do título para o português sintetizou bem do que se trata o livro, dá para ver que optaram por algo mais direto do que o título em inglês “Smoke Gets in your Eyes” (Seus olhos ficam esfumaçados). Para você ter uma ideia, quem trabalho no crematório vive cheio de cinzas porque vive retirando o que sobrou dos corpos dos fornos. Em um momento no livro, Caitlin até comenta que tem a sensação que tem cinzas até nos seus olhos. Provavelmente é daí que vem o título original do livro e também da música do The Platters




Danielly Stefanie

21 anos, formada em Publicidade. Não sabe se gosta mais de escrever ou de desenhar. Não sabe se tem mais medo da tela em branco do Word ou do Photoshop. Lê praticamente qualquer tipo de livro. É apaixonada por cultura japonesa, faz aulas de japonês, pratica karatê e kobudo. Sem falar todas os animes que assiste. Um dia vai trabalhar no Studio Ghibli (só não sabe se será desenhando ou escrevendo).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário