O Escolhido Foi Você, de Miranda July

Depois de ter lido O Primeiro Homem Mau de Miranda July, simplesmente me apaixonei pela sua forma de escrever. Além de escritora, ela é diretora, cineasta, roteirista, atriz, artistas e possui uma personalidade estranha e ao mesmo tempo encantadora – algo que me lembra vagamente Neil Gaiman e dá vontade de ter como amiga. 
Em O Escolhido foi Você, um livro-jornalístico, Miranda conta como foi seu processo criativo para o filme O futuro, no qual conta a história de um casal, Sophie e Jason. No meio de um bloqueio criativo, em que ela não conseguia desenvolver os diálogos e personalidade de Jason, a escritora acaba se interessando por um jornal semanal chamado PennySaver. Alguns anúncios, como a venda de uma jaqueta de couro por dez dólares, acabaram chamando sua atenção e, juntamente com um assistente e uma fotógrafa, Miranda decidiu entrevistar essas pessoas que anunciavam no jornal. As entrevistas eram uma forma de criar um projeto paralelo inspirador e ao mesmo tempo para justificar porque ela não escrevia e finalizava o roteiro de O futuro
Além das fotografias incríveis, você será apresentado para pessoas comuns que possuem personalidades que vão do interessante ao bizarro. É quase como se você encontrasse os personagens de O Primeiro Homem Mau de carne e osso, cheios de manias e histórias para contar. E Miranda faz um esforço enorme para descrever esse contato com essas pessoas de maneira real e não ficcional. Tanto que vemos vários comentários dela, ao longo da entrevista, em relação ao modo de vida que elas levam. Entre uma entrevista e outra, Miranda explica suas inseguranças em relação a esse projeto, a finalização do roteiro e também filosofa sobre sua própria existência. 
O livro finaliza com Joe, que é uma personagem crucial para Miranda voltar a ter inspiração. Joe, com oitenta anos e olhos azuis brilhantes, vende cartões artesanais no PennySaver, muitos deles com textos obscenos que presenteava sua esposa em cada feriado. Sua personalidade e história de vida não só encantam Miranda July, como vai encantar você também. 
Mais uma vez somos presenteados com um livro maravilhoso de Miranda, que conseguiu descobrir personalidades incríveis em um simples jornalzinho. Sua procrastinação foi realmente bem sucedida.


Danielly Stefanie

21 anos, formada em Publicidade. Não sabe se gosta mais de escrever ou de desenhar. Não sabe se tem mais medo da tela em branco do Word ou do Photoshop. Lê praticamente qualquer tipo de livro. É apaixonada por cultura japonesa, faz aulas de japonês, pratica karatê e kobudo. Sem falar todas os animes que assiste. Um dia vai trabalhar no Studio Ghibli (só não sabe se será desenhando ou escrevendo).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário